Blog

Você conhece as vantagens de ter um Marketplace?

Marketplace funciona como um shopping na internet. O centro de compras é uma plataforma virtual, podendo ser um site ou aplicativo. Por ele, você consegue encontrar opções de marcas e economizar tempo nas pesquisas de produtos.

O termo vem da língua inglesa e é a união das palavras market, traduzido para o português como “mercado”, e place, que quer dizer “lugar”.

Em geral, os marketplaces são focados em nichos e segmentos específicos. Podemos dizer que a diferença entre eles está nos modelos comerciais. Nesse caso, ocorre alterações no valor fixo por anúncio, pagamentos por cliques ou comissão sobre as vendas.

Também há os marketplaces que oferecem todos os tipos de mercadoria que vão de eletrônicos a cosméticos. Isso pode ser visto principalmente nos gigantes do varejo como Ricardo Eletro, Casas Bahia, Mercado Livre e Submarino.

Vantagens do marketplace

O grande diferencial do marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos: consumidor, lojista e operador do marketplace.

O pequeno varejista precisa de tráfego para sua loja virtual, fator crucial para que ele consiga vender. Sendo pequeno e pouco conhecido, o marketplace fornece respaldo de marketing e publicidade e este tráfego de potenciais clientes. Isso significa aumento da visibilidade dos produtos e menor investimento em marketing para alavancar as vendas.

Além disso, acompanhando as métricas da “loja virtual”, é possível identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.

Para o operador do marketplace, este modelo de negócio impulsiona as suas receitas através do comissionamento recebido pelas vendas. Outras vantagens são a variedade de produtos ofertados que podem estimular a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes.

Já o consumidor encontra produtos de diversos segmentos em um só local, agregando valor à experiência de compra, tem acesso a preços mais competitivos e pode comprar em diferentes “lojas”, pagando pelos produtos em uma única transação.

Então, se a sua marca é nova e você não quer investir em uma loja virtual própria, o marketplace pode ser uma boa opção.

Referência: http://bit.ly/2xQq750

Fale conosco:
Solicitar contato

Quer transformar sua ideia em realidade?

Deixe seus dados e entraremos em contato.