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Como minimizar o abandono de carrinho?

Quem trabalha com e-commerce sabe que o cliente, às vezes, é imprevisível: em um momento, ele está preenchendo os dados para efetuar a compra, no outro é direcionado para página de checkout e, quando menos se espera, desiste da compra. Diminuir o abandono de carrinho no e-commerce ainda é um grande desafio para os lojistas online.

Entretanto, o problema pode ser minimizado com a implementação de algumas medidas.

1. E-mails de lembrete e anúncios

As primeiras 12 horas após um cliente abandonar seu carrinho são cruciais, pois cerca de 72% irá retornar para completar a sua compra no prazo de 12 a 24 horas.

Os varejistas podem obter êxito enviando e-mails de lembrete, e cupons de desconto.

Os anúncios também são eficazes, porque através da utilização de cookies, os varejistas podem ter seus anúncios piscando para o cliente, após o comprador deixar a página sem concluir a transação.

2. Seja transparente sobre custos de envio e tempo

Ninguém gosta de custos inesperados anexados ao final da compra.

Varejistas on-line podem reduzir o abandono por serem abertos sobre o tempo de entrega e custos. Oferecer entrega gratuita e rápida é sempre uma ótima maneira de persuadir os consumidores a converter a compra.

3. Não se esqueça os clientes existentes

Clientes de retorno são até 14 vezes mais propensos a fazer uma compra e suas compras são geralmente o dobro do valor em comparação com os clientes de primeira compra.

4. Otimize para celular

Vendas através de celulares e tablets aumentaram 63% em 2013.

Os varejistas devem levar o design do seu site em consideração, porque os compradores têm grandes expectativas para a experiência de compra móvel.

5. Redesenhar o seu processo de pagamento

Os compradores não querem passar por oito etapas diferentes para fazer uma compra. Eles querem que seja fácil e rápido. Simples é sempre melhor.

6. Fornecer informações completas sobre o produto

Informações sobre o produto devem ser apresentadas de forma clara para os compradores. Se não é fácil de achar o que precisam, eles podem achar outro site que tenha a informação mais clara e de fácil acesso.

Fonte: https://econsultancy.com/blog

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