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A Black Friday está chegando. Corre que ainda dá tempo!

O próximo dia 24/11/2017 será o dia oficial dos maiores descontos do ano (essa é a expectativa). 

As datas comemorativas são essenciais para os lojistas aumentarem as vendas. Com o passar dos anos essa lógica cada vez mais vale para o Mercado de e-commerce.

Vamos te ajudar com algumas dicas rápidas para você aproveitar o potencial que esta data proporciona.

Dê descontos verdadeiros para os consumidores.

Nas edições anteriores a expectativa dos consumidores era de encontrar descontos entre 50% e 60% porém grande parte das lojas ofereceram entre 20% e 30%, o que pode ter ajudado a diminuir o interesse pelas compras (segundo dados do Reclame Aqui).

Lembrem-se que as pessoas cada vez mais estão atentas as lojas que realmente oferecem descontos nesse período, então nada de tentar enganar os consumidores!

Faça promoções reais ainda que não seja possível diminuir muito a margem em todas as ofertas na Black Friday. Neste momento identificar quais são os produtos que seus clientes mais procuram para dar descontos maiores pode ser uma boa pedida.

O importante é que os descontos não entrem em conflito com a margem de lucro para que a data não vire sinônimo de prejuízo para o lojista, então calcule o desconto máximo que é possível oferecer para cada mercadoria.


Investir na divulgação das suas promoções.

A divulgação é a sua aliada. Será o que fará toda a diferença nas vendas. Neste momento vale identificar os canais pelos quais os clientes da loja mais consomem e começar por aí. Você pode utilizar as redes sociais, enviar e-mail marketing, investir em Adwords... utilizar as ferramentas de Marketing Digital ao seu favor.


Planeje o estoque para o volume de vendas.

Na Black Friday por muitas vezes o estoque dos produtos com maiores descontos termina rápido, o que acaba deixando vários avisos de produto indisponível no site. O lojista deve observar essas questões para que o público não deixe de aproveitar a promoção e para que o lojista não deixe de vender.

Uma dica é calcular o volume de vendas em um dia normal e o quanto você pretende vender na data, para se preparar caso a sua projeção se concretize.

Lembre-se que quanto maior for o investimento com a divulgação e quanto maiores forem os descontos, maiores são as chances de venda.


Seja objetivo sobre as condições promocionais

Para prevenir reclamações e problemas é essencial que as ofertas estejam sendo divulgadas de forma clara e objetiva. Por exemplo se o preço somente se aplica a pagamentos por boleto isto deve estar bem claro para o cliente assim que ele visualizar o produto, caso contrário sua taxa de abandono de carrinho pode aumentar e as reclamações aumentarem de forma considerável neste dia.


Promova vantagens para o frete.

O objetivo da Black Friday é gastar menos para comprar o que você deseja (Com certeza).

O cliente enxergar vantagem no frete também conta pontos. Você deve avaliar quais as vantagens que você consegue oferecer nesse quesito sem prejudicar a operacionalização e os lucros da loja. Por exemplo:

- Oferecer frete grátis – Oferecer esta opção quando a margem do serviço de frete é muito menor que a dos produtos.

- Oferecer frete percentual - Você pode oferecer 10% de desconto no frete, desde que o desconto não entre em conflito com o lucro final da operação.

- Oferecer frete nominal – Neste caso o lojista oferece um desconto que será determinado no frete podendo assim trabalhar com o frete progressivo, oferecendo um valor de desconto a cada R$XX reais em compras, por exemplo.

Escolher as mercadorias e as condições certas são essenciais para conseguir vender mais nesta Black Friday  e, ter lucro nas operações.

Boas vendas!

Foto: @freepik

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